5 ex-prefeitos de Porto Alegre lançaram manifesto com críticas à “gestão” de Sebastião Melo

Alceu Collares, Olívio Dutra, Tarso Genro, Raul Pont e José Fortunati expressaram “indignação com as respostas públicas oferecidas à imprensa”.

O Site entende que o MP Estadual e o TCE-RS deve investigar Alexandre Garcia, que dirigiu o DMAE de maio de 2021 a janeiro de 2023. Ele veio de Pelotas… Indicado por um tal de Agostinho Meirelles Neto [foto]. Agostinho é um conhecido e manjado lobista… Se investigarem com vontade vão encontrar…

MANIFESTO:

Um manifesto com duras críticas à gestão do prefeito Sebastião Melo [MDB] foi divulgado na última segunda [27/5] pelos ex-prefeitos Alceu Collares [PDT], Olívio Dutra [PT], Tarso Genro [PT], Raul Pont [PT] e José Fortunati [hoje no PV].

O manifesto começa com os ex-prefeitos se solidarizando com as famílias atingidas direta ou indiretamente pela catástrofe climática que abala Porto Alegre e na mesma frase diz que a situação dramática “foi agravada pela falta de reparos e de manutenção dos aparatos de proteção da cidade e pela desorganização técnica e institucional dos seus serviços”.

Os ex-prefeitos manifestaram integral apoio “aos engenheiros, ambientalistas, técnicos, acadêmicos e demais peritos que firmaram uma CARTA PÚBLICA à cidade e ao Estado, mostrando claramente os efeitos do descaso da atual administração com a manutenção das CASAS DE BOMBAS e do sistema de proteção das cheias integrado pelo Muro Mauá e pelos diques de contenção”.

O documento termina com um ataque frontal ao prefeito Melo: “Compartilhamos, também, com os referidos firmatários da Carta, da sua crítica à indiferença demonstrada pelo prefeito atual, em relação aos alertas do competente corpo técnico do DMAE, que registrou claramente a possibilidade de ocorrência da catástrofe. Manifestamos finalmente a nossa indignação com as respostas públicas oferecidas à imprensa, pela administração da Capital, tentando diluir suas responsabilidades pelo agravamento da tragédia”.

O certo é que Melo e sua turma queriam sucatear o DMAE para poder privatizar, né? Olhem o resultado do sucateamento do DMAE…

Manifesto foi publicado Coluna da jornalista política Rosane de Oliveira.