O jovem e promissor prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda realizou uma exitosa administração no comando da Famurs (Federação das Associações de Municípios do RS) no anuênio 2024/25.
Marcelo Arruda, 41 anos, é empresário formado em Contábeis e Direito pela Universidade Regional Integrada (URI). Iniciou na política aos 18 anos, quando se filiou ao extinto PTB. Arruda foi presidente do Diretório Central dos Estudantes, por três gestões da URI; atuou como secretário municipal da Fazenda de Barra do Rio Azul, de 2008 a 2010; em 2012 assumiu como diretor administrativo da Secretaria Estadual de Assistência Social e Metroplan.
Em 2016, foi eleito prefeito de Barra do Rio Azul e, em 2020, reeleito. Neste período, foi também atuou como presidente da Câmara Temática dos Municípios Sem Acesso Asfáltico (2019 a 2023); presidiu a Associação dos Municípios do Alto Uruguai, a Amau (2023); além de ser vice-presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) nas gestões 2019/2020, de Dudu Freire, e 2023/2024, de Luciano Orsi.