O Site IMPRENSALIVRERS tem acompanhado atentamente, com profunda preocupação, a movimentação de uma minoria barulhenta, a chamada “vanguarda do atraso” que, por motivos ideológicos ou pelo apego à estagnação econômica do Rio Grande do Sul, tenta impedir que o Porto Meridional se instale no solo gaúcho.

Essas poucas vozes contrárias, ainda que em minoria, ousam lutar contra um projeto capaz de transformar a realidade econômica, social e tecnológica do litoral norte e do nosso estado. Sim, o Porto Meridional pode e vai ser um divisor de águas, um marco histórico, um símbolo de renascimento para os gaúchos que ainda acreditam no futuro do Rio Grande. .
Enquanto a maioria clama por desenvolvimento, empregos, infraestrutura, cidadania e esperança, essa turma do retrocesso insiste em manter o Rio Grande do Sul ajoelhado diante do atraso. Estão dispostos a sabotar o futuro a qualquer preço, como se estivessem apegados a um passado de decadência, como se tivessem medo de ver o povo gaúcho prosperar.

O Porto Meridional projetado para ser instalado em Arroio do Sal é mais que um porto: é um portal para uma nova era. Com potencial para atrair investimentos que ultrapassam os R$ 70 bilhões, o projeto irá transformar o litoral norte com mais obras de saneamento, redes de supermercados, farmácias, postos de combustíveis, indústrias, comércios, construção civil, empreendimentos imobiliários, centros de pesquisa e inovação. É a chance real de criarmos em Arroio do Sal num novo “Vale do Silício“, com tecnologia de ponta.
Mas os URUBUS do atraso querem (lutam) para sabotar tudo. Não aceitam o progresso, não suportam ver o Rio Grande do Sul de cabeça erguida, recuperando sua dignidade, voltando a ser protagonista no cenário nacional.
Até quando vamos ter que aceitar um estado com fama de perdedor de oportunidades históricas? Já perdemos a Ford, já vimos bilhões escaparem entre nossos dedos. Quantas vezes mais vamos assistir a bilionário investimentos internacionais escolherem outros destinos porque aqui não há clima, nem ambiente, e nem visão de futuro?
O Site IMPRENSALIVRERS não vai se calar. Vamos denunciar cada passo dessa tentativa vergonhosa de boicote ao Porto Meridional. Lutamos pelo Porto porque é um projeto moderno, sustentável, com responsabilidade ambiental e, acima de tudo, comprometido com a população do povo gaúcho.
Para encerrar, deixamos um recado aos URUBUS:
Deu pra ti, vanguarda do atraso!!!