A volta por cima do prefeito Jairo Jorge em Canoas

Todos na pujante Canoas sabem e reconhecem que o prefeito Jairo Jorge (eleito pelo voto popular pela 3ª vez) é um dos mais competente gestores públicos do Rio Grande do Sul. Ele foi vítima de uma campanha sórdida desde 2018, quando disputou o Palácio Piratini pelo PDT. Na época era um dos líderes nas pesquisas. Quando sua campanha estava progredindo satisfatoriamente foi denunciado injustamente pelo MP-RS (caso das merendas escolares). Foi uma grande injustiça que ceifou seu crescimento nas pesquisas e tirou sua oportunidade de ser governador do RS. Em 31/8/23 a Justiça do RS rejeitou o pedido do Ministério Público do estado (MP-RS) feito em ação civil pública contra ele, referente a despesas com serviço de merenda escolar na cidade da Região. O caso das merenda escolares foi usado durante anos por seus desafetos políticos para atacá-lo injustamente. O “crime ” de Jairo Jorge foi de ter realizada uma uma contratação emergencial de uma empresa para EVITAR QUE CERCA DE 30 MIL ALUNOS POBRES FICASSEM SEM MERENDE E SEM LIMPEZA, além de impedir que 400 trabalhadores ficassem desempregados.

Jairo Jorge também foi absolvido por unanimidade no pela Justiça Federal no caso de contratos para serviços de saúde. Foi acusado injustamente de contratar empresa para teleagendamento de consultas eletivas nas Unidades Básicas de Saúde, em 2011, e renovar contrato nos anos seguintes sem licitação. Também por unanimidade a 1ª Câmara do TJ-RS negou o pedido do MP-RS e inocentou o prefeito da acusação de improbidade administrativa na aquisição de uniformes escolares nos anos de 2009 e 2010. Na decisão a relatora desembargadora Denise Oliveira Cezar, afirmou que não foi apresentada qualquer prova que demonstrasse superfaturamento, direcionamento das licitações ou de qualquer beneficiamento indevido. Assim, ficou mantida a sentença proferida pelo 1º Juízo da 5º Vara Cível da Comarca de Canoas.

Outra vitória de Jairo Jorge foi no caso HPSC (Hospital de Pronto Socorro de Canoas). O prefeito Jairo Jorge foi absolvido na ação que o acusava de empregar recursos públicos provenientes da União de forma irregular no Pronto Socorro de Canoas. Por unanimidade, a 7ª Turma do TRF-4 (Tribunal Federal da 4ª Região) absolveu o prefeito, reconhecendo ausência de ilicitude , de intenção de praticar qualquer conduta indevida e a inexistência de prejuízo na contratação.

Já em 19 de setembro de 2019, uma ação penal foi movida contra Jairo Jorge, sob alegação de que, entre janeiro de 2013 e março de 2014, ele teria utilizado irregularmente recursos correspondentes às 5ª e 6ª parcelas do convênio de nº 2697 (SIAFI 432390), essas repassadas pelo Governo Federal ao município de Canoas em 2006 e 2008, respectivamente, durante a gestão do então prefeito Marcos Ronchetti. Segunda a ação judicial, a verba teria sido empregada na contratação da reforma geral do Hospital de Porto Socorro de Canoas eoutros serviços não relacionados com o objeto do convênio. Porém, a Prefeitura, já sob o comando de Jairo Jorge, integralizou ao Ministério da Saúde o valor do do convênio com as devidas correções, e o mesmo foi aprovado.

Todas essas acusações (depois desconfiguradas) não impediram que a população de Canoas o elegesse pela 3ª vez. Nesta semana, Jairo Jorge e sua equipe receberam um prêmio Qualis/RS doTribunal de Contas do Estado (TCE-RS).

A sua volta triunfante ao comando da prefeitura de Canoas trouxe paz, trouxe confiança, trouxe governabilidade, trouxe união política,trouxe a pacificação e o diálogo, ele se cercou de novos e qualificados assessores. Só ficou contra Jairo Jorge o restolho do restolho da política canoense. Ele têm mais de 90% das forças políticas e empresarias ao seu lado. Jairo Jorge tem o mais importante que é a população de Canoas.

O prefeito Jairo Jorge está recuperando do HU (Hospital Universitário de Canoas). Trouxe para comandá-lo o experiente Dr. Mauro Sparta (ex-secretário municipal da Saúde de Porto Alegre, ex-deputado estadual, ex-secretário de Estado). O HU na gestão de Jairo Jorge vai ser transformado em um grande e operoso hospital.

O município de Canoas é um dos polos industriais mais importantes do Brasil, com o terceiro maior PIB do Rio Grande do Sul, atrás apenas de Porto Alegre e Caxias do Sul, e 41º entre todas as cidades brasileiras.