Advogado gaúcho e piloto são as vítimas de acidente aéreo em SP

O advogado Márcio Louzada Carpena e o piloto Gustavo Carneiro Medeiros foram as duas vítimas da queda do avião que ocorreu na Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo, na manhã desta sexta-feira (7). Natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Carpena era casado e tinha três filhos. Outras sete pessoas que estavam na via ficaram feridas.

Carpena era sócio do escritório Carpena Advogados Associados, especializado em contencioso cível, que tem atuação nacional. Além de inscrição na OAB do Rio Grande do Sul, ele tinha registros suplementares em outros oito estados e no Distrito Federal.

O advogado iniciou a trajetória profissional ao se graduar em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 1999. Quatro anos depois, tornou-se mestre em Direito Processual Civil pela mesma instituição.

Carpena era também professor na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) desde 2002, e docente vinculado à Escola da Magistratura (Ajuris). Em seu Instagram, ele postava imagens de seus voos. Há quatro semanas, por exemplo, ele escreveu: “Nós, a 600 km/h!”.

Em nota, a Ordem dos Advogados do Rio Grande do Sul lamentou a morte do profissional. No texto, o presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, manifestou condolências aos familiares, amigos, alunos e colegas de Carpena.

Com muita tristeza, recebo a notícia do falecimento do louvável advogado Márcio Carpena, que desenvolveu uma grande trajetória na advocacia. Em nome da advocacia gaúcha, nossa solidariedade à família, amigos e demais colegas nesse momento de consternação – afirmou.

Já Gustavo, que comandava a aeronave que caiu nesta sexta, era um piloto experiente. Formado em Administração e Ciências Aeronáuticas pela PUC-RS, ele acumulava 3.819 horas de voo como copiloto do modelo Embraer 190, utilizado em voos domésticos, e 1.912 horas como comandante de ATR, aviões de transporte regional.