Alunos da Medicina da Ulbra são pioneiros em curso de cirurgia no Hospital de Clínicas da USP (Universidade de São Paulo)

A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) é a primeira instituição de ensino superior do Rio Grande do Sul a participar de um curso de cirurgia videolaparoscópica para acadêmicos de Medicina no Laboratório de Ensino, Pesquisa e Inovação em Cirurgia (Lepic) do Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). Na atividade, que reuniu professores renomados e residentes de cirurgia da USP, foram apresentados procedimentos básicos da videolaparoscopia, com simulações práticas em estações cirúrgicas, permitindo uma vivência de situações reais e que os alunos possam aprimorar suas habilidades tendo contato com uma das técnicas mais utilizadas na área cirúrgica.

Onze alunos dos cursos de Medicina da Ulbra em Porto Alegre e Canoas participaram desta primeira edição. Para o diretor da Faculdade Ulbra Medicina Porto Alegre, Jonathan Irigaray Assumpção, a iniciativa representa um passo importante para a formação de futuros médicos. “Com o avanço da tecnologia e inovação no ensino da Medicina, esse aprendizado se torna um diferencial para os nossos alunos que irão mais preparados para o mercado de trabalho e alinhados com as tendências atuais da área“, ressaltou o médico. 

O superintendente de EAD e Educação Continuada da Aelbra (mantenedora da Ulbra), Carlos Lenuzza, destaca que a experiência reforça o compromisso da Universidade com um ensino de qualidade e abre caminho para novas oportunidades. “Foi um trabalho muito produtivo em São Paulo que também queremos levar para outras faculdades de Medicina do Rio Grande do Sul e, futuramente, para a região Norte do Brasil“, explicou.

Mais expertise no mercado

A formação, além de permitir o contato dos alunos com uma das técnicas cirúrgicas mais utilizadas na Medicina, possibilita o desenvolvimento de habilidades práticas em um ambiente seguro e desperta o interesse pela inovação. “É o primeiro evento aqui para uma faculdade de Medicina do Rio Grande do Sul dentro do Lepic. Alunos, com certeza, sairão com uma vivência e uma maior expertise na área da videolaparoscopia ao ter integração com profissionais experientes“, concluiu o médico cirurgião do Hospital das Clínicas da USP, Nilton Tokio Kawahara, ressaltando o caráter inédito do curso.