O curso de Medicina da Faculdade Ulbra Gravataí marcou presença em uma ação social no Colégio Estadual Barbosa Rodrigues, no centro do município, na última terça-feira (5/11). Estudantes apresentaram para alunos do 3º ano do ensino médio uma oficina sobre primeiros socorros no ambiente escolar.
Durante a oficina, ministrada pelos próprios estudantes de Medicina, foram abordadas noções básicas essenciais para a compreensão de situações de emergência na escola. Entre as ações, os alunos aprenderam reanimação cardiopulmonar (RCP), como lidar com engasgos, cuidados para evitar agravamento de lesões e orientações sobre o uso correto de materiais de primeiros socorros disponíveis nas escolas. A atividade teve como objetivo contribuir para a conscientização dos alunos sobre a importância de ações rápidas e eficazes em situações de risco, ajudando a salvar vidas enquanto o socorro profissional não chega.
A ação social faz parte de uma série de iniciativas desenvolvidas pela Faculdade de Medicina Ulbra Gravataí, que inclui diversas oportunidades de integração entre os alunos do curso e a comunidade. Para a diretora da Unidade, Simone Klein, estes projetos são essenciais para a formação dos alunos e para a melhoria da saúde do município. “A inserção da Faculdade é fundamental para ajudar toda a comunidade de Gravataí”, relata.
A iniciativa reflete o compromisso da Faculdade de Medicina Ulbra Gravataí com a formação humanizada dos futuros médicos. A Instituição firmou como compromisso a formação de profissionais de saúde comprometidos não apenas com o conhecimento técnico, mas também com o bem-estar social. Esse tipo de ação fortalece a relação entre a Universidade e as escolas locais, promovendo a educação em saúde e a prevenção como ferramentas de transformação social, atendendo as demandas do município e colaborando com o contexto da saúde de toda a região.