Estudantes da Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental, Médio, Graduação e Pós-Graduação, estão apresentando trabalhos nos salões acadêmicos que compõem a Expoulbra Xperience 2023. As exposições ocorreram nos dias 7 a 10 de novembro. A comunidade escolar está participando do Salão de Iniciação Científica e Tecnológica e Salão de Iniciação Científica Júnior, Mostra das Ciências e Salão de Extensão.
Pequenos cientistas
Os pequenos cientistas viajaram pela 8ª Mostra de Ciências e Inovação na Expoulbra Xperience. A Vida de Tarturuga foi o trabalho apresentado pelo trio do 1º ano do Colégio Ulbra São Lucas, de Sapucaia do Sul. “É importante conhecer o ciclo de vida das tartarugas. Elas saem da água à noite para colocar os ovos“, conta Oliver Haas, 7 anos.
“Eu explico a diferença entre tartaruga, jaboti e cágado. Nem todo mundo sabe. Você conhece a diferença?“, interroga Bryan Alexandre Nunes, 7 anos. O terceiro integrante do grupo, José Pedro dos Santos, 7 anos, alerta que “precisamos ter consciência que as tartarugas estão em extinção”.
“Estou pela primeira vez na Mostra de Ciências e o meu trabalho é sobre pular, chutar, correr e brincar o divertido mundo dos esportes“, revela a pesquisadora Julie Arice Cielo, de 5 anos, que está no Infantil 4, do Colégio Ulbra Cristo Redentor.
Os cinco passos para um sorriso feliz foi explicado pelo grupo formado por Helena Kist, 8 anos, Helena Oliveira, 9 anos, e Yuri Molinelli, 9 anos. Todos do Colégio Ulbra São Lucas. “É preciso uma boa alimentação para ter dentes bonitos”, declara Kist. “Também é preciso boa escovação no mínimo três vezes ao dia”, complementa Helena Oliveira. “E não esquecer de visitar o dentista“, afirma Yuri.
Fonte: Comunicação Ulbra