No dia 3 de dezembro, a Orquestra de Câmara da Ulbra realiza seu último concerto do ano no Farol Santander Porto Alegre (Entrada pela Siqueira Campos, 1125). Desta vez, o programa será dedicado ao período Barroco, com obras de Johann Sebastian Bach, Arcangelo Corelli e Francesco Manfredini. A regência é de Tiago Flores.
De J. S. Bach, a Orquestra apresentará Concerto de Brandenburgo nº 3 e Ária na quarta corda da suíte nº 3.
Grandes expoentes do período Barroco, os Concertos de Brandenburgo são uma coleção de seis peças musicais compostas entre 1718 e 1721, dedicados e apresentados ao nobre Christian Ludwig de Brandenburgo. Os trabalhos foram esquecidos na biblioteca do marquês até sua morte, em 1734, quando foram vendidos por poucos centavos. Os concertos foram descobertos em arquivos de Brandenburgo no século XIX, sendo publicados em 1850. Hoje, estão entre as obras mais populares de Bach.
O programa também terá os Concertos Grossos de Corelli, Op. 6, números 9 e 4.
Importante nome da música Barroca, Corelli tornou-se conhecido pelo mérito de ter favorecido a expansão do concerto grosso e contribuído de modo decisivo para o enobrecimento do violino, devido ao tratamento técnico que deu ao instrumento que conquistou definitivamente a corte. Característico do período, o Concerto Grosso é um gênero estritamente instrumental, na qual um grupo de solistas – geralmente dois violinos e um violoncelo – dialoga com o resto da orquestra.
O espetáculo também terá a execução de outros dois concertos grossos compostos especialmente para noite de Natal: Concerto Grosso Op. 6, nº 8, de Corelli; e Concerto Grosso Op. 3 nº 12 – Concerto de Natal, de Manfredini.
SERVIÇO ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA NO FAROL SANTANDER
Data: Domingo (3/12)
Horário: 18h
Local: Átrio — Farol Santander Porto Alegre (Entrada pela Siqueira Campos, 1125).
Acessibilidade: Entrada lateral pela rua Cassiano do Nascimento
Duração: 1h
Capacidade: 250 pessoas
Classificação: Livre
Gratuidade: Crianças até 2 anos e 11 meses
INGRESSOS: https://site.bileto.sympla.com.br/farolsantanderpoa/
PROGRAMA:
J. S. Bach
Concerto de Brandenburgo nº 3
Ária na quarta corda – da suíte nº 3
A. Corelli
Concerto Grosso, Op. 6 nº 9
Concerto Grosso, Op. 6 nº 4
F. Manfredini
Concerto Grosso, Op. 3 nº 12 – Concerto de Natal
A. Corelli
Concerto Grosso, Op. 6 nº 8, para Noite de Natal
Regência: Tiago Flores
Esse projeto é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio do Santander Brasil e Farol Santander Porto Alegre. Realização do Ministério da Cultura – Governo Federal – Brasil – União e Reconstrução.
Orquestra de Câmara da Ulbra
A Orquestra de Câmara da ULBRA foi criada em julho de 1996, pelo maestro Tiago Flores. É uma das Orquestras mais atuantes do Brasil, com uma temporada anual de concertos, em diferentes séries, contemplando estilos musicais variados e sempre primando pela excelência da execução e o alto nível de acabamento musical. Como reconhecimento deste trabalho, é considerada, pela crítica especializada, uma das melhores orquestras de câmara do Brasil.
Entre as séries que realiza anualmente, estão Domingo Clássico, Concertos Populares e Concertos Didáticos, além de outros espetáculos que se apresenta como convidada. Em 2023, estreou uma nova série: Concertos no Farol Santander.
Maestro Tiago Flores
Tiago Flores é regente da Orquestra de Câmara da ULBRA desde sua fundação e vem recebendo inúmeros elogios da crítica especializada. Foi diretor artístico da OSPA nos anos de 1999 a 2001 e 2011 a 2014. Já atuou à frente de importantes orquestras do Brasil e também de países como Uruguai, Venezuela, México, Itália, Áustria e Lituânia.
Recebeu o prêmio Melhores da Cultura 2005, conferido pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, prêmios Açorianos de Melhor CD Instrumental em 2006 e de Melhor Espetáculo 2008 com o Show “Beatles – Magical Classical Tour”.
Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob a orientação de Arlindo Teixeira, especializou-se em regência orquestral em São Petersburgo (Rússia) com Victor Fedotov. Participou de cursos, oficinas e festivais com Kurt Redel e Lutero Rodrigues e venceu o concurso Jovens Regentes promovido pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA).
Como regente convidado atuou à frente de orquestras como Filarmonica de Montevidéu (Uruguai), Orquestra de Câmara de Caracas (Venezuela), Orquestra Sinfônica do Estado do México (México), Solistas de Napoli (Itália), Orquestra Sinfônica de Grosseto (Itália), Kaerten Sinphonie Orchestra (Áustria) e Orquestra de Câmara da Lituânia. No Brasil regeu a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional (Brasília), Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra de Câmara de Blumenau, Orquestra Sinfônica da UCS, Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (Fortaleza) e Orquestra Sinfônica do Mato Grosso.
Flores é coordenador do Projeto Ouviravida que oferece aulas gratuitas de música para crianças e adolescentes de baixa renda no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre.
Desde 2014 é diretor artístico do Vocal TAKT, grupo formado por 12 cantores profissionais que faz apresentações junto à orquestra da Ulbra.
Sobre o Farol Santander Porto Alegre
Criado para relembrar o passado, marcar o presente e iluminar o futuro, o Farol Santander Porto Alegre completou quatro anos em março de 2023. Neste período, recebeu 14 exposições de artes visuais, em diversas temáticas, com artistas nacionais e internacionais, divididas entre os espaços do Grande Hall e do Mezanino.
Em 2022, o Farol Santander Porto Alegre deu início ao projeto de ampliar sua atuação cultural, com concertos de música clássica e popular, além de espetáculos de dança. Projetos conectados à gastronomia, como o Restaurante PopUp!, além de inovações culturais como o Extensões e o Farol.Live, também passaram a ocupar o edifício no Centro da capital gaúcha. Ainda em 2022, o Farol Santander Porto Alegre marcou presença como uma das instituições participantes da Bienal do Mercosul.
Já em 2023, o Farol Santander Porto Alegre recebe atrações musicais de projetos como Jazz Day, Mundo Violão e concertos da Orquestra de Câmara da ULBRA. A instituição participou também do Porto Verão Alegre, recebendo show de Ney Matogrosso. Nas artes cênicas, o icônico edifício já recebeu nesta temporada o espetáculo Kafka e a boneca viajante. Entre as exposições, passaram pelas galerias do Farol, homenagens a artistas como Lupicínio Rodrigues, Siron Franco e Athos Bulcão, além da tecnológica mostra Smart Lights.
O histórico edifício, construído na década de 1930 e tombado pelo patrimônio histórico e artístico estadual, também possui atrações permanentes. No subsolo, a exposição fixa Memória e Identidade apresenta a história da cidade, do prédio e da política monetária brasileira. No mesmo andar, a outra mostra permanente, Os Dois Lados da Moeda, conta com um importante acervo de numismática do Rio Grande do Sul, propondo uma analogia entre as moedas “oficiais” e “não oficiais” que circulavam na região. Nas laterais da sala é contada a evolução da moeda oficial do estado brasileiro.
Além dos espaços já citados, o Farol Santander Porto Alegre conta ainda com duas arenas para discussões e debates acerca de temas como cultura e gastronomia. O subsolo do prédio ainda oferece aos visitantes o Kofre Café e o restaurante Moeda.
Santander e Cultura
O Santander é um reconhecido apoiador e difusor da Cultura em todos os países em que atua. No Brasil, não é diferente, o Banco acredita, investe e promove o acesso às mais distintas manifestações culturais e a democratização da cultura para a sociedade.
Além de patrocinar e promover parcerias com instituições e iniciativas culturais, como Museu do Amanhã (RJ), Festival de Música em Trancoso (BA) e a restauração do Mural Batalha dos Guararapes (PE) e do Museu do Ipiranga (SP), o Santander mantém seus próprios empreendimentos, como os Faróis Santander Porto Alegre e São Paulo, além do Teatro Santander e 033 Rooftop, na capital paulista.