Bairro-Cidade Boulevard Germânia [do Grupo Zaffari] têm investimento de 6 bilhões na Capital Nacional do Calçado

O gigantesco empreendimento do Grupo Zaffari é esperado há anos pela comunidade novo-hamburguense empreendeu a execução das obras da 1ª fase em julho de 2024. O Bairro-Cidade Boulevard Germânia empreendimento do Grupo Zaffari, tem vultuosos investimentos estimados em R$ 6 bilhões e vai contar com mais 1,2 mil lotes, além de receber entre 25 e 35 mil habitantes.

O gigantesco terreno de 285 hectares está localiza às margens da BR-116, no bairro Primavera. O terreno junto à rodovia, é possível notar a marca registra do Grupo Zaffari conhecida na rede hipermercadista: o esquilo da rede Bourbon Zaffari.

O Boulevard Germânia terá residências e condomínios, hipermercado, escola, centro comercial, universidade, entre outros estabelecimentos. A obra também contará com a instalação de um moderno parque de 230 mil m²  de área verde.

O plano dos investimentos na área do bairro Primavera, junto à BR-116, já era pauta no início de 1980, quando começo a tramitar na Prefeitura de Novo Hamburgo e na Metroplan o projeto chamado Parque Residencial Panorâmico. A gigantesca área pertencia ao Montepio da Família Militar. Em 1981, a Metroplan aprovou a instalação do projeto, que previa 4,7 mil lotes residenciais, comerciais, industriais. No entanto , logo o Montepio entrou em falência e o Parque Residencial Panorâmico não saiu da maquete. Na época, a Prefeitura chegou a pensar na construção de moradias populares em uma parte da área, mas o projeto acabou não acontecendo.

No ano de 1988, uma empresa chamada Samas S.A. arrematou a área e, juntamente com a Construtora Mendes Júnior, anunciou o que seria o maior projeto imobiliário do estado. Os 285 hectares seriam divididos assim: 40% para uso industrial, 10% para construção de condomínio fechado, 30% para residências de médio padrão e 20% para residências populares.

Um ano depois, ocorreu novo leilão, já que a liquidação do Montepio não havia sido reconhecido pela Justiça. E foi assim que, em fevereiro de 1990, a empresa Bourbon Administração, Comércio e Empreendimentos Ltda arrematou a área assumindo direitos e deveres de implantação do Parque Residencial Panorâmico.

No início de 1990, foi noticiado pela imprensa da cidade que o plano do Grupo Zaffari era construir, em uma área de 83 hectares, um hipermercado com shopping center, hotel, conjunto empresarial, centro de convenções e centro cultura. O acesso principal seria pela Avenida 7 de Setembro, que na época ainda não contava com o atual viaduto no entroncamento com a BR-116.

Por culpa do cenário político e econômico agitado na primeira metade dos anos 90, mais uma vez o projeto terminou sendo adiado. Somente em 1995, o Grupo Zaffari volta à Prefeitura e à Metroplan para revalidar o projeto. No mesmo ano, a 1ª fase é aprovada, mas não sai do papel.

O empreendimento imobiliário volta à pauta em 2002, quando então passa a ser chamado BOULEVARD GERMÂNIA e ganha o conceito de Bairro-Cidade. A partir disso, um novo processo de atualização foi inciado e começou a tramitar em agosto daquele ano, trocando o mais recente, que era do ano de 1977.

Depois de anos de idas e vindas, em setembro de 2023, o terreno começa a receber os primeiros sinais de obras com a preparação do terreno. Em julho de 2024, as máquinas chegam ao espaço para o início da execução da 1ª fase que está prevista para ser concluída até o final de 2025.