O líder da oposição na Câmara dos Deputados é o deputado federal mais votado do Rio Grande do Sul e aparece liderando todas as pesquisas ao Piratini em 2026.
“O deputado federal Luciano Zucco é o nosso pré-candidato ao governo do Estado em 2026“, afirmou o deputado federal Giovani Cherini, presidente estadual do PL, em conversa com um influente jornalista gaúcho ontem à noite. Cherini disse que este é o resultado de uma definição obtida em um encontro com 10 deputados do partido (cinco estaduais e cinco federais) ocorrida ontem em Porto Alegre. Além de Zucco, os nomes encaminhados para a chapa majoritária incluem o próprio Cherini, o ex-ministro Onyx. A palavra final, porém, admitiram os participantes do encontro, ficará com Bolsonaro e Valdemar Costa Neto, o presidente nacional do PL.
Cherini disse que “o deputado Luciano Zucco apresentou um projeto de reuniões regionais do partido que nós aprovamos, e propôs a possibilidade de concorrer ao governo do estado, que foi bem recebida pelos deputados”. Observa que “surgiu agora a questão do Onyx, que embora tenha ficado dois anos longe, é uma liderança importante do partido, e estamos administrando isso”.
Segundo Cherini, o “PL vai precisar de uma boa política de alianças“.
O Editor entende que uma chapa do PL com o PP estará com certeza no segundo turno. A aliança poderá contar com o Podemos, PSD, União Brasil, PRD e Republicanos.