BOLHA DE CALOR COM ATÉ 42ºC SE EXPANDE E TRARÁ TARDES ESCALDANTES

A MetSul Meteorologia alerta que uma bolha de calor vai se instalar e ganhar força nesta semana no Centro e no Norte da Argentina com temperatura muito alta no território argentino e ainda no Uruguai, Paraguai e em estados do Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul e áreas mais a Oeste do interior de São Paulo.

O que vai ocorrer agora é a ampliação desta massa de ar quente com uma bolha de calor tomando conta de grande parte das latitudes médias da América do Sul com máximas muitos elevadas que devem ficar entre 35ºC e 40ºC em maior número de cidades no decorrer da semana.

Inicialmente, no começo desta semana, o calor no Rio Grande do Sul será mais intenso em cidades do Oeste do estado, assim como vem ocorrendo há dias. O mesmo ocorre no Oeste do Paraná e no Mato Grosso do Sul.

Mais ao Leste, na área de Porto Alegre e na costa, a temperatura não chega a ser muito alta neste começo de semana com marcas ao redor de 30ºC apenas na Grande Porto Alegre nesta segunda-feira, o que é o normal para janeiro. De terça-feira em diante, entretanto, a temperatura começa a escalar gradualmente no Rio Grande do Sul e a cada tarde as máximas tendem a ser elevadas e se espera que na segunda metade da semana ocorra o pico de intensidade do calor. Quinta e sexta devem ser dias de calor excessivo no Rio Grande do Sul com marcas ao redor e acima de 35ºC em grande número de municípios. A temperatura pode atingir marcas de 36ºC a 38ºC em vários pontos da área metropolitana de Porto Alegre, mas isoladamente nos vales haverá marcas mais altas.