Quem transita diariamente pela BR-116, em Novo Hamburgo, já nota a grande movimentação na área que está sendo construído o Boulevard Germânia, bairro-cidade construído pelo Grupo Zaffari. A primeira etapa, que contempla o terreno do Arroio Gauchinho até a rodovia, inclui melhorias nos vários acessos.
Um dos acessos será pela Estrada Presidente Lucena e as obras fazem parte do PIAA/RS (Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico), que estimula a execução de obras de pavimentação de estradas estaduais.; O projeto o Grupo Zaffari foi aprovado e o próximo passo será a celebração do Termo de Acordo, por intermédio das secretarias estaduais de Logística e Transportes, e da Fazenda e o DAER (Departamento de Estradas de Rodagem).
Não há data prevista para o início das obras de pavimentação no local, mas segundo a Secretaria de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul, o prazo estabelecido para execução da obra é de 6 meses, o valor investido na obra será abatido do ICMS.

O empreendimento total do Grupo Zaffari, é calculado em R$ 6 bilhões, segue com a fase 1 das obras. Nesta etapas, as equipes realizam movimentação de terra para a qualificação e nivelamento dos terrenos e do novo viário, a implantação das infraestruturas urbanas como redes pluviais e cloacais, a estruturação do leito do novo sistema vário interno, entre outras obras. Os serviços vão acontecer ao longo deste ano e algumas frentes poderão ter seus prazos prorrogados.
O bairro-cidade Boulevard Germânia deve contar com mais de 1,2 mil lotes e receber pelos menos 25 mil moradores.

Além das residências, o Boulevard Germânia terá comércio, parque florestal e serviços públicos. O projeto urbanístico é assinado pelo renomado escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados, de Curitiba (PRS.