O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, assinaram, nesta quarta-feira (19), um memorando de entendimento com o ministro de Estado e de Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Rangel, para ampliar a cooperação entre os dois países no setor portuário. O acordo prevê o compartilhamento de conhecimentos, tecnologia e infraestrutura, com foco em sustentabilidade e modernização das operações portuárias.
O memorando estabelece a troca de experiências em temas como descarbonização dos portos, digitalização e modernização dos sistemas de informação, incluindo a Janela Única Portuária e o Porto sem Papel. Além disso, prevê a colaboração no desenvolvimento de corredores verdes e na relação entre os portos e as cidades, com medidas para minimizar impactos ambientais e promover eficiência logística.
De acordo com Silvio Costa Filho, o pacto fortalece a posição dos dois países no comércio internacional ao adotar medidas alinhadas às exigências globais de sustentabilidade. “No comércio internacional, será protagonista quem adotar medidas de descarbonização, de redução da emissão de gases de efeito estufa. Esta parceria com Portugal coloca nossos países nesta linha, ajustando não apenas nossas infraestruturas, mas toda a navegação no caminho da sustentabilidade”, destacou.
O memorando também incentiva a participação do setor privado no processo de cooperação, além de prever a criação de um grupo de trabalho para coordenar as ações conjuntas.