Canoas foi selecionada para receber a consultoria técnica gratuita do Programa Streets for Kids 2024, do Global Designing Cities Initiative [GDCI]. A proposta oferece apoio técnico internacional para o desenvolvimento de projetos urbanísticos e de mobilidade, permitindo acesso para implementar projetos inovadores na cidade. O projeto, que estabelece parâmetros para ruas mais focadas em pedestres e ciclistas, ocorrerá ao longo de sete meses.
O secretário de Transportes e Mobilidade [SMTM], Diego Cigolini, destaca a relevância da seleção do projeto canoense. “A importância se dá na medida em que buscamos implantar uma política pública de requalificação urbana consistente, voltada para crianças e adultos responsáveis, para mais segurança nas ruas e para uma maior conexão com a comunidade, assim como estimulo ao uso dos espaços públicos e qualificação dos acessos aos serviços e comércio local”, avalia.
“A inscrição de Canoas no programa aconteceu a partir da abertura de editais. Após a nossa participação em uma semana de cursos, no ano passado, na London School of Economics (Urban95 Academy), fomos convidadas a submeter projeto para essa nova assistência técnica. A consultoria indicará metodologias para promover melhorias na segurança viária e para a qualificação de espaços urbanos, tornando-os mais inclusivos e sustentáveis. Isso será pelo encontro dos profissionais da GDCI e da Prefeitura de Canoas, a cada 15 dias, em encontros online”, explica a engenheira de Tráfego da SMTM, Tânia Torres.
Área da Rua Gildo de Freitas
O trabalho a ser desenvolvido será em uma área que concentra equipamentos públicos nas proximidades da Rua Gildo de Freitas, no bairro Olaria. “A escolha dessa via pública foi realizada pelos altos números de acidentes com vítimas, pela importância da via para a conexão do lado Leste com outros municípios da Região Metropolitana e pela necessidade de requalificação urbana das infraestruturas para pedestres, espaços públicos e acessos aos serviços e comércios da região. Características identificadas através de análises técnicas do local e que buscaremos entender melhor as necessidades junto à comunidade”, acrescenta Tânia.
Grupo de trabalho
A Prefeitura de Canoas está instituindo um grupo de trabalho com arquitetos e urbanistas e engenheiros de tráfego que representarão a cidade. As engenheiras de tráfego da SMTM, Marcelle Ribeiro e Tânia Torres, a secretária adjunta do Escritório de Projetos Especiais, Jerusa Mattos, os arquitetos e urbanistas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Fábio Fonseca e Guilherme Dipp, participam do programa. Também faz parte da equipe a professora Raquel Daroda, que coordena o grupo de extensão Conexões Urbanas [@conexoesurbanas], do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo – UniRitter campus Canoas.
O que é o programa
O Street for Kids é um programa que visa criar cidades mais seguras, saudáveis e equitativas para crianças e adolescentes, por meio de intervenções em espaços públicos e infraestrutura urbana. Para tanto, uma rede global de líderes municipais e profissionais técnicos é formada para contribuir na qualificação das vias para o público infanto-juvenil. A participação abre possibilidade de pleitear financiamento para implementação de projetos no próximo ano.