A pujante Canoas conquistou a 1ª colocação no ranking do IPM (Índice de Participação dos Municípios) para ao ano de 2026 e garantiu o maior percentual do RS no repasse do ICMS. Com índice de 6,211071%, Canoas ficará com a maior fatia do imposto estadual que é distribuído às prefeituras, solidificante sua posição no topo entre todos os municípios gaúchos.
Conforme a Secretaria Municipal da Fazenda, a projeção é de que, em 2026, os repasses do Estado para Canoas superem R$ 860 milhões, reforçando o caixa municipal e ampliando a capacidade de investimento da administração pública.
O desempenho no IPM representa um avanço significativo em relação ao ano anterior. O índice de Canoas cresceu 1,37%, um indicativo direto do fortalecimento da economia local ao longo de 2025. Segundo a Secretaria da Fazenda, esse crescimento deverá resultar em um aporte adicional de cerca de R$ 36 milhões em ICMS em 2026, na comparação com os valores repassados em 2025.
Para o prefeito Airton Souza, o resultado é consequência de uma combinação entre a força da economia canoense e a reorganização das finanças municipais.
“São esforços que vão resultar diretamente em mais investimentos em saúde, educação e no atendimento das necessidades da população”, afirma.

Uma administração que trabalha em perfeita harmonia entre o prefeito e o vice os resultados sempre aparecem. Airton Souza e Rodrigo Busato trabalham em sintonia pura.



