Após receber sinal verde do governo federal para voltar a operar, o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada SA (Ceitec) intensifica a preparação do terreno para retomada ainda neste ano. A direção da empresa projeta o retorno da produção de chips na fábrica, localizada no bairro Agronomia, em Porto Alegre, no segundo semestre. Para concretizar esse cronograma, agiliza contato com antigos clientes e a aquisição de insumos no Exterior.
O presidente da Ceitec, Augusto Cesar Gadelha Vieira [foto], estima que há espaço para a retomada da operação até outubro. Mas condiciona essa projeção ao envio do orçamento suplementar por parte do governo federal, necessário para compra de materiais e últimos ajustes para o funcionamento da linha de produção.
— Já estamos adquirindo os wafers (placas de silício usadas na produção de chips) para que a gente tenha esse processo aqui no país em um período de talvez até seis meses no máximo — diz Vieira.
A direção da Ceitec realiza também trabalho junto a potenciais clientes, que vão ditar o ritmo da produção, segundo o presidente da Ceitec:
— A gente tem de avaliar a demanda. Já estamos negociando com várias empresas, que demonstraram interesse. Temos de nos associar com pessoas que vão fazer o produto.
Enquanto aguarda a verba federal, a fábrica segue em ritmo de preparação. Todo o maquinário usado para manter a integridade da sala limpa, onde são fabricados os chips, segue ligado e operando normalmente para garantir a confiabilidade da planta.