A Prefeitura de Canoas, por meio do Escritório de Projetos e da Secretaria Municipal de Assistência Social, abriu no última nesta quinta-feira [6/06] a Central de Atendimento do Auxílio Reconstrução. Localizado na Rua Domingos Martins, 274, no Centro, o espaço tem o objetivo de esclarecer dúvidas e orientar a população sobre o acesso ao benefício do governo federal. O serviço funciona diariamente, com a distribuição de 500 fichas por dia, das 8h às 18h.
São dez guichês para que as pessoas possam esclarecer suas dúvidas e buscar o benefício. O Auxílio Reconstrução destina R$ 5,1 mil às pessoas que tiveram as suas moradias atingidas na enchente. A equipe também tem apoio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). “Nós auxiliamos no cadastro do gov.br e também na plataforma da Prefeitura”, explica a secretária-chefe do Escritório de Projetos, Kamila Kaiser.
A moradora do bairro Mathias Velho Bruna Prelelue disse que o seu cadastro está em análise pelo Governo Federal, e a orientação é de que aguarde o próximo lote. “Fui muito bem atendida, todos foram muito atenciosos”, contou. Sérgio Fraga, também morador do Mathias Velho, se disse contente com o atendimento e comemorou a informação de que o seu cadastro havia sido aprovado. “Vou ao banco para ver se já entrou o auxílio”, contou Fraga.
Outras ferramentas sobre o Auxílio Reconstrução
Por meio da Canoastec, a Prefeitura também disponibiliza atendimento pelo WhatsApp (51) 3236-2000 para esclarecer dúvidas sobre o Auxílio Reconstrução. Selecionando a Opção 1 na conversa é possível obter informações sobre quem pode pedir o benefício, o que significa o representante familiar e quais as orientações caso o CEP informado não esteja na base do Governo Federal, entre outros pontos. O atendimento online funciona 24 horas e, caso a pessoa necessite falar com o atendente, o horário vai das 8h às 20h.
Também está disponível um sistema de consulta sobre o o pedido encaminhado ao Governo Federal. Ao acessar o link, disponível no site da Prefeitura, é preciso digitar o CPF para confirmar o registro. A recomendação da Canoastec é que os cadastros incompletos devem ser coorrigidos e reenviados. Além disso, será feita uma busca ativa desses cadastros duplicados no município.