No final da manhã desta sexta-feira (12), uma reunião de monitoramento da Operação Choque de Limpeza foi conduzida pelo prefeito de Canoas, Jairo Jorge. O encontro, no Paço Municipal, contou com a participação dos secretários municipais ligados à iniciativa, que promove a revitalização da cidade e a retirada de resíduos das ruas. O objetivo é discutir, semanalmente, o andamento dos trabalhos e os avanços.
O prefeito destacou a importância do esforço para intensificar a limpeza da cidade. “Não podemos permitir que Canoas continue com tantos entulhos, mato alto e todo tipo de lixo espalhado pelas ruas. Por meio do Choque de Limpeza, nas próximas semanas, vamos trabalhar em um prazo de 90 dias, para mudar esse cenário e devolver aos canoenses uma cidade limpa e com espaços públicos revitalizados”, disse.
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Lucas Lacerda, detalhou os avanços na primeira semana. “Recomeçamos o programa com as nossas equipes no bairro Niterói, e os trabalhos avançaram bem. No sentido climático, a única preocupação está relacionada à chuva, que impede a realização da capina”, afirmou.
Uma das novidades para contribuir com os esforços são as rondas no período da noite, a fim de identificar pontos com lâmpadas queimadas. “Uma equipe circula de carro pelas ruas do bairro, à noite, anotando e gerando pedidos. São feitas fotografias e anotadas informações como endereço e horário”, explicou o secretário. A próxima reunião de monitoramento será realizada na tarde da sexta-feira (19), novamente no Paço.
O Choque de Limpeza promove a retirada de entulhos e materiais descartados, roçada, limpeza de praças, pintura de meios-fios e manutenção de pontos de iluminação. Com a finalização das demandas, a mobilização avança para um outro bairro da cidade. A iniciativa quer, ao longo das semanas, eliminar todos os pontos de acúmulo de resíduos. A retomada do programa aconteceu no dia 8 de abril, iniciando pelo bairro Niterói. Já a próxima região a receber a iniciativa será a do Guajuviras, a partir da segunda-feira (15).