Começa a 23ª edição do Encontro Estadual de Entidades de Classe

O 23º EESEC, maior evento das entidades gaúchas das Engenharias, Agronomia e Geociências do RS, começou na última quinta-feira (28/11) na cidade de Santa Rosa em uma promoção do CREA-RS e do Colégio de Entidades Regionais do RS (CDER-RS). Este ano, uma novidade é o encontro coincidir com a abertura da Fenasoja que, em sua 24ª edição comemora os 100 anos da soja no Brasil.  Na solenidade de abertura, na tarde desta quinta-feira (28), foi destaque entre as falas a vinda do EESEC “ao berço da soja” no país, conforme destacou a presidente, Engª. Ambiental Nanci Walter. “É muito importante termos esta oportunidade de prestigiarmos um evento da importância da Feira Nacional da Soja e de, assim, valorizarmos também nossos municípios, fazendo ‘este caminho inverso’, de virmos até Santa Rosa para nosso encontro.”

Falando da importância das entidades de classe para os profissionais, citou nominalmente os representantes das diversas entidades as quais é associada. Além disso, destacou a instituição de ensino anfitriã do evento: a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). “Fico muito feliz em estarmos aqui, numa universidade, que é o que temos todos em comum, o local da nossa formação. É aqui que temos o desafio de nos aproximarmos dos jovens e de incentivar o interesse pelas nossas profissões, das quais temos que ter mais orgulho. Se não mostrarmos o que podemos fazer e o que somos, não inspiramos ninguém a querer ser como nós”, ressaltou.

Temos aqui três dias para discutirmos assuntos de nosso interesse, trocando ideias e aprendendo uns com os outros”, destacou o coordenador estadual do CDER-RS, Engº Civ. Alex Gobbato, que agradeceu o apoio das entidades parceiras e da Mútua-RS em realizar o evento. “O que nos propomos para colocar um tijolo a mais nessa construção que fazemos enquanto representantes das entidades que congregam tantos profissionais. Espero que todos absorvam o máximo possível de conhecimento, pois trabalhamos bastante para termos temas que vocês consigam replicar nas suas entidades de classe, além de prestigiarmos este marco importantíssimo de Santa Rosa e de nosso estado que é a Fenasoja, que certamente nos agregará em conhecimento.”