Braço-direito de Hugo Motta e seu pai Nabor Wanderley, Fred Queiroga vai assumir a superintendência da Codevasf na Paraíba. Vice-presidente da Companhia Docas da Paraíba, Queiroga já foi condenado por larapiagem de recursos públicos, relacionados a fraudes em licitações e contratos de locação. O caso ainda não transitou em julgado.
Em primeira instância, Queiroga recebeu 9 anos e 9 meses de reclusão, em regime inicial fechado, além de 5 anos de inabilitação para o exercício de cargo público. No ano passado, o TJ-PB reduziu a pena para 5 anos e 4 meses em regime semiaberto.
Queiroga recorreu, mas STF e STJ rejeitaram. Ainda há recursos pendentes contra essas decisões. Seu nome ganhou força nos bastidores nos últimos dias para suceder Irlen Guimarães, apadrinhado do senador Efraim Filho (União), que entregou seus cargos no governo após aliança com o PL para disputar o governo da Paraíba em 2026.
Guimarães foi exonerado do cargo na última quinta-feira (21). Horas antes, ele foi alertado por aliados de que uma mudança deveria ocorrer nos próximos dias. O atual superintendente sabia que estava na berlinda, mas apostava no apoio de metade da bancada do estado no Congresso para tentar permanecer. Ex-assessor de Motta e coordenador da campanha de Nabor Wanderley ao Senado, Queiroga levou a melhor na disputa, com o beneplácito do presidente da Câmara. Sua posse está prevista para 1º de setembro.