Com a aprovação do calendário de reuniões do ano entre outras decisões relacionadas a temas como convênios para a realização de auditorias independentes e para atividades de desenvolvimento e aprimoramento da fiscalização, objeto de sua atuação, o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea e Mútua – Prodesu realizou sua primeira reunião nesta sexta-feira (19/4), no Confea. Após a aprovação, pelo plenário do Confea, das decisões tomadas na reunião, o Programa já terá conveniado R$ 4,1 milhões dos R$ 25 milhões previstos em seu orçamento em 2024.
No caso de projetos da linha Auditorias Independentes, foram contemplados projetos dos Creas Sergipe e Alagoas. Já para projetos da linha Prodafisc Plano de Fiscalização, foram aprovados projetos de 12 Creas: Amazonas, Paraíba, Tocantins, Acre, Rondônia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Roraima, Pernambuco, Ceará, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Liderada pelo presidente do Confea, eng. Vinicius Marchese, a reunião contou com o representante da Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema, eng. Aysson Rosas Filho, o representante do plenário, eng. Domingos Sahib Neto; da gerente regional Norte e Nordeste e do Norte; o gerente regional Centro/Sul/Sudeste, arq. Adilson José de Lara; o chefe do setor de Representação Regional do Centro-Oeste, Aírton Viana; além dos presidentes de Creas representando o Nordeste, eng. Joseval Carqueija (Crea-BA); Norte, eng. Neovânio Soares Lima (Crea-RR), e Sudeste, eng. Jorge Luiz e Silva (Crea-ES). A reunião contou ainda com as participações dos assessores dos Crea-ES Luana Santana e Yuri Sales e ainda, remotamente, dos representantes das regiões Centro-Oeste, presidente do Crea-MS, eng. Vânia Mello; e Sul, presidente do Crea-SC, eng. Carlos Alberto Kita Xavier.
“Começamos a apresentar aos regionais uma proposta de valorização das atividades de fiscalização, considerando a importância do fortalecimento da atividade precípua do Sistema para a valorização profissional e o incremento aos interesses da sociedade. Nossa preocupação é em contribuir para que os regionais tenham uma atuação efetiva para realmente buscar modificar suas realidades”, comentou o presidente Vinicius Marchese, ao final da reunião