Congresso da Famurs (Federação das Associações de Municípios do RS) reúne prefeitos para debater a reconstrução do RS e empossar nova diretoria

Encontro vai até quarta-feira (7/5) e inclui debates e palestras aos gestores públicos. Nova presidente será a prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira (prefeita reeleita de Nonoai pelo PP).

Prefeitos e representantes das cidades gaúchas estão em Erechim, na Região Norte, para o 43º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, realizado pela Famurs. O encontro começou na segunda (5/5) e segue até quarta-feira (7/5), no Parque da Accie (Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim), onde acontecerão debates e palestras aos gestores públicos.

Em sua fala, o presidente da Famurs, Marcelo Arruda, destacou que o evento tem o objetivo de trabalhar temas que irão impactar o futuro dos municípios gaúchos, além de proporcionar aos gestores um momento de troca e interação. “Muitas vezes a gente acha que o problema no nosso município é o pior, mas conversando com um colega, vemos que ele tem um problema semelhante, só muda o endereço e o tamanho. Mas quando a gente se une e busca os bons exemplos, a gente consegue fazer a transformação na nossa cidade“, exemplificou. “Volto a falar: que neste mandato, vocês tenham o compromisso de fazer a melhor gestão da sua história, seja reeleito, seja primeiro mandato. E para isso, é preciso buscar união, diálogo, bons exemplos, parcerias para mudar a vida das pessoas. Tenho certeza de quem está aqui tem este objetivo“, concluiu.   

Representando a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Elizandro Sabino enfatizou a importância da Famurs na vida das prefeituras: “O municipalismo é construído com base no apoio técnico e na escuta ativa. Tenho visitado muitos municípios e visto o quanto a atuação da Famurs impacta positivamente a gestão municipal. A atual direção enfrentou um dos períodos mais desafiadores da história do RS, e sai com resultados e reconhecimento.”

O 43º Congresso de Municípios do RS recebe o patrocínio de Banrisul, BRDE, Badesul, Governança Brasil, Priori, 1Doc Tecnologia, CREA-RS, XCMG, System, Somos Educação, Corsan e Caixa. Também recebe apoio da CNM, Prefeitura de Erechim, Amau, ACCIE, Planalto Transportes, Emater/RS e GLFibra.