O prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi [PDT], passou o comando da entidade para o jovem e promissor prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda [PRD].
O concorrido evento contou com a presença do governador Eduardo Leite, do ministro Pimenta [da Reconstrução do RS], do ministro Waldez Góes [da Integração e Desenvolvimento Regional], do ministro Jarder Barbalho Filho [das Cidades], do prefeito Marcelo Maranata [presidente da Granpal] e demais autoridades. O momento foi de união pelo Rio Grande do Sul.
A tragédia climática que assola o Estado e a necessidade de reconstrução foram temas centrais dos discursos dos representantes do governo federal e estadual presentes na cerimônia.
A nomeação de Marcelo Arruda à presidência da Famurs obedece a um acordo firmado entre os partidos com mais prefeitos no Rio Grande do Sul. Estabelecido em 2005, o acerto determina o rodízio de legendas na direção da entidade entre 2021 e 2024. Como o PTB, hoje após fusão PRD, foi o quarto partido com maior número de prefeitos eleitos no RS em 2020, assim o partido obteve o direito de escolher o presidente da Famurs em 2024. O Progressistas, o MDB e o PDT foram os primeiros a compor o rodízio.