CREA-RS e instituições unem esforços na reconstrução dos municípios atingidos pela catástrofe

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS) se reuniu, na última quinta-feira (02/05), com representantes de diversas instituições, tendo como pauta a crise climática que tomou conta do estado.

A presidente do Conselho gaúcho, Engenheira Ambiental Nanci Walter, destacou os termos de colaboração que devem ser estabelecidos com as secretarias estaduais de obras públicas; habitação; logística e transportes, visando ações conjuntas de recuperação. “Estamos planejando agir em três frentes neste momento. Primeiro, colocamos à disposição agentes fiscais voluntários para prestar assistência com os veículos oficiais dando suporte nas cidades em que o CREA-RS possui Inspetorias e que não temos acesso a partir da sede em Porto Alegre“, enfatiza.

A Engª Nanci destacou ainda que o CREA-RS está viabilizando a Taxa Zero nas ARTs nos casos específicos para o setor público, que estão envolvidos direta e indiretamente na reconstrução das rodovias, pontes, etc. (obras de arte) que envolvam as profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea. O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) foi representado pela chefe de comunicação, Marina Mattus, e pelo assessor da Presidência, Alexandre Borsato, que falaram em nome do presidente da entidade, o Engenheiro de Telecomunicações Vinícius Marchese, oferecendo apoio na disseminação das informações sobre a catástrofe histórica que assola o RS, dada à amplitude de sua rede, composta por mais de 1 milhão de profissionais registrados.

O Engenheiro Civil Ricardo Lins Portella Nunes, presidente da Associação Riograndense de Empreiteiros de Obras Públicas (Areop), ressaltou a necessidade de estudos pós-inundações, reforçando que a Federação das Indústrias do Estado do RS (Fiergs) já trouxe à pauta a questão da segurança hídrica e estudos hidrológicos no RS.

O Conselho Regional de Arquitetura do RS (CAU/RS), representado pela gerente de fiscalização Márcia Martins e pelo assessor de Relações Institucionais Fausto Leiria, também manifestou apoio e disponibilidade para ajudar nesse momento crítico. Leiria salientou a importância da participação de profissionais da área tecnológica, especialmente para firmar parceria com as prefeituras.

Comandante do 1° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Porto Alegre, tenente coronel Marcelo Carvalho Soares, esteve presente na reunião e aproveitou a ocasião para enaltecer a relevância da competência técnica dos profissionais que fazem parte do Conselho nas operações pós-enchentes, pontuando os riscos associados à colocação de pessoas sem preparo em áreas de perigo.

Além disso, a Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), por meio de seu advogado Rodrigo Westphalen, ofereceu apoio na articulação de comunicação entre municípios e instituições, atuando no acolhimento de doações, assessoria jurídica e suporte técnico nas áreas de trânsito, meio ambiente e saúde. Westphalen também mencionou o contato direto com órgãos governamentais federais e estaduais para agilizar a liberação de recursos e flexibilização de condutas.

Esta é, indiscutivelmente, a pior crise que nosso Estado já enfrentou em toda sua história. Superando até mesmo os desafios de 1941“, declarou o Engenheiro Civil Rafael Sacchi, presidente do Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem em Geral no RS (Sicepot-RS). Sacchi ressaltou a urgência de um plano abrangente de segurança hídrica, com foco específico na proteção das áreas ribeirinhas, como uma das alternativas para o enfrentamento da situação. “Precisamos nos unir na reconstrução do nosso estado”, frisou.

Na mesma linha, o diretor da divisão de hidrovias da Secretaria Estadual de Transportes e Logística, Engenheiro Civil Reinaldo Gambim, reforçou a importância do auxílio imediato por meio de doações, juntamente com a divulgação detalhada dos dados técnicos e das obras necessárias para a reconstrução do Estado. Gambim assegurou o compromisso da secretaria em colaborar integralmente com todos os processos de recuperação.

O Engenheiro Civil Carlos Bressan, diretor-geral da Secretaria Estadual de Obras, informou que as demandas da pasta já estão em curso e devem se intensificar. Disse também que vistorias técnicas foram realizadas em Porto Alegre e no interior, ressaltando os esforços para expandir a equipe de profissionais disponíveis para colaborar com o Governo.

O assessor de gabinete da Assembleia Legislativa do RS (ALRS), Arlindo Neto, representando o presidente do Poder Legislativo, deputado estadual Adolfo Brito, expressou a importância da união entre todas as entidades presentes na reunião convocada pela presidente Nanci, como um sinal de esperança em meio à adversidade
Além dos mencionados, estiveram presentes na reunião o diretor executivo do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-RS), o Engenheiro Civil Leônidas Quadros, o arquiteto da Secretaria Estadual de Habitação do RS, Marcos Hofmeister, e funcionários do CREA-RS: o assessor parlamentar Emerson Corrêa; a Engenheira Florestal Miriam Souza, gerente de convênios externos; o Engenheiro Civil Matheus Santos, assessor técnico; o Engenheiro Civil Donário Rodrigues Braga Neto, gestor operacional; o Engenheiro Plástico Sidnei Machado, gerente de Fiscalização; Alessandra Borges, chefe do núcleo de fiscalização; e o publicitário Orlan Romano, gerente de comunicação.

Por fim, o CREA-RS, em nome de sua presidente, Nanci Walter, enfatizou a importância da cooperação e da atuação conjunta de todas as autoridades e entidades para enfrentar os desafios decorrentes das intensas chuvas que afetam o Rio Grande do Sul.

Evite se deslocar! Se você ou alguém que conheça estiver precisando de ajuda, entre em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou Corpo de Bombeiros pelo 193.

Para aqueles que desejam contribuir financeiramente, o Governo do Estado possui um PIX exclusivo para doações, que será direcionado integralmente às vítimas das enchentes.

Juntos trabalharemos pela reconstrução do nosso Rio Grande.