Precedente de 2021 pode impactar futuro político da deputada, uma vez que ambos os casos dizem respeito ao compartilhamento de notícias falsas sobre sistema de votação no período eleitoral
A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou o mandato e tornou inelegível o deputado estadual Fernando Francischini (União-PR), em 2021, pode fundamentar um desfecho similar para a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).
A deputada teve o diploma cassado e foi tornada inelegível por oito anos na última quinta-feira (30) pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). A decisão deve ser contestada pela defesa de Zambelli no TSE. Especialistas acham difícil ela reverter a decisão do TRE-SP.
A avaliação de quem acompanha o dia a dia do TSE é a de que o precedente inaugurado pelo tribunal pode ter impacto direto no futuro político da deputada, uma vez que ambos os casos dizem respeito ao compartilhamento de notícias falsas sobre o sistema de votação no período eleitoral.
A consequência da provável cassação da deputada federal Carla Zambelli pode fazer o PL de São Paulo perder uma cadeira no Congresso Nacional (o dela e de outros do PL). Os atingidos pela futura decisão do TSE podem ser: Tiririca e Delegado Paulo Bilynskyj.
É bom lembrar que ela foi uma das responsáveis pela derrota de Bolsonaro em 2022. A pistola tirou muitos votos de Bolsonaro na véspera das eleições.