Deputado lulista André Janones (Avante-MG) é suspenso por 3 meses

O deputado mineiro foi alvo de representação da Mesa Diretora da Câmara, com a assinatura de Hugo Motta; por 3 meses, ele ficará sem salário, assessores e gabinete.

A decisão cautelar foi aprovada pela Conselho de Ética da Câmara nesta terça (15), por 15 votos a 3, pelo episódio que envolveu o deputado Nikolas Ferreira PL-MG) em sessão do plenário em 9 de julho.

O pedido de afastamento de Janones foi proposto pela Mesa Diretora da Câmara, chefiada pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicaos-PB). Antes, porém, o líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), acionou a Corregedoria contra o deputado mineiro.

O relator, deputado Fausto Santos Jr. (União Brasil-AM) apresentou parecer favorável à suspensão cautelar por 3 meses. Ele reduziu a punição proposta inicialmente, que era de 6 meses fora do cargo.

O parlamentar punido pode recorrer da decisão ao Plenário da Câmara. No Conselho de Ética, 16 votos foram favoráveis a punição e três foram contrários. Na representação original o pedido de suspensão era de seis meses.