Deputados gaúchos pedem apoio de outros parlamentares para evitar o aumento de arrecadação e de majoração de alíquota.
A reunião entre deputados federais e estaduais na Assembleia Legislativa do RS, que ocorreu nesta segunda (20), debateu a proposta de aumento da alíquota dos ICMS de 17% para 19,5% em tramitação no parlamento Estadual.
A atuante deputada Any Ortiz, coordenadora da bancada federal gaúcha, falou sobre as ações que podem ser tomadas para alterar o texto da reforma tributária em votação na Câmara dos Deputados, que hoje, incentiva o ICMS maior pelos estados. “Estamos,em primeiro lugar, a recolher assinaturas para o acompanhamento de uma comissão geral para discutir a reforma tributária. Já compartilhei com os deputados ali no grupo para poderem assinar, tanto é que a gente teve grupo de trabalho que discutiu a reforma tributária, um grupo formado por 12 parlamentares, três do Amazonas, nenhum deputado do Sul do Brasil. Acho que é importante o apoiamento dos parlamentares, para a constituição dessa comissão“.
Ortiz também ressalta sobre unir os deputados gaúchos para discutir a retirada de alguns termos do texto, como aumento da alíquota ou de suas arrecadações.