Dia Histórico para Guaíba: Lançamento da Pedra Fundamental do AeroCITI

Nesta quinta-feira, 23, ocorreu o lançamento da Pedra Fundamental do AeroCITI. O projeto conta com um investimento de mais de 3 bilhões de reais e estimativa de 1,5 mil empregos diretos, ocupando uma posição estratégica de investimento em aviões, helicópteros e promovendo a educação através de jovens talentos no setor tecnológico.

O valor estimado para instalação do complexo é de R$ 3 bilhões, com geração de 1,5 mil empregos diretos e indiretos. No local, será instalada uma nova fábrica de aeronaves certificadas no país, que produzirá aeronaves para a companhia austro-canadense Diamond Aircraft no Brasil. Além disso, contará com uma infraestrutura aeroportuária capaz de operar como alternativa ao aeroporto internacional Salgado Filho, sendo uma opção estratégica na Região Metropolitana de Porto Alegre em caso de indisponibilidade.

O AeroCITI contará com:

Aeródromo regional moderno

Pista de 1.800 metros para operações executivas e de cargas

Espaço a céu aberto

Museu, restaurantes e praça social

O evento também marcou o anúncio do projeto da primeira aeronave de transporte movida a etanol do mundo. A autoria do projeto é brasileira e está sendo desenvolvida no Rio Grande do Sul com o objetivo de reduzir o impacto ambiental causado pela combustão a querosene.

O complexo industrial-aeronáutico conta com o apoio do governo, junto a iniciativa privada, para que todo o ecossistema aconteça de forma sustentável.

O prefeito Marcelo Maranata não mediou esforços para concretizar o lançamento da Pedra Fundamental do AeroCitti na pujante Guaíba.