Direita volta ao poder no Chile com vitória do republicano Kast com cerca de 60% dos votos

O candidato de direita a presidente do Chile, José Antonio Kast, venceu as eleições de segundo turno realizadas neste domingo (14), confirmando seu favoritismo contra a candidata do Partido Comunista do Chile (PCC), Jeanette Jara, em derrota contundente do governo do comunista Gabriel Boric.

A vitória de Kast foi apontada pela entidade que promove as eleições, que considera irreversível a vantagem de vinte pontos percentuais pelo candidato de direita, que gosta de ser comparado ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro.

Com 25% das urnas apuradas, Kast tem 59% dos votos contra 40% da candidata comunista, confirmando as pesquisas de intenção de votos. O novo presidente chileno tem 59 anos de idade, é católico praticante e tem cinco filhos.

Kast foi candidato pelo Partido Republicano, que ele própio fundou há cinco anos, defendendo abordagem linha-dura contra o crime, além do compromisso de deportar mais de 340 mil imigrantes ilegais, na maioria venezuelanos.

O vitorioso deverá governar com maioria no parlamento porque seu partido ganhou mais assentos na Câmara e no Senado e terá apoio de outros partidos de direita.

Após votar perto de Santiago, o novo presidejte foi ovacionado por uma multidão que gritava “Presidente!”. Ele prometeu um governo de unidade. “Quem vencer, terá que ser presidente de todos os chilenos”, disse à imprensa após votar.