Diretório Estadual do PT frusta planos do “petista” David Almansa para manter Cris e Ventania no comando de Cachoerinha

Na última terça (30/12/2025), dirigentes da executiva estadual do PT reuniram-se em caráter extarordinário para definir a posição oficial da sigla frenta ao processo de impeachment/cassação do prefeito Cristian e do vice João Paulo Ventania, em curso na Câmara Municipal de Vereadores de Cachoerinha.

O encontro ocorreu após o pedido formal feito pelo vereador mais votado do PT em Cachoerinha, Léo da Costa, que solicitou uma orientação oficial do partido. O pedido surgiu em razão de uma contradição (muito estranha) pública na postura de dirigentes locais, em especial o posicionamento do ex-vereador e candidato derrotado na última eleição a prefeito, David Almansa, que por interesses estranhos e acordos pessoais se manifestou publicamente contra o impeachment/cassação e resolvou apoiar o prefeito Cristian, apeas das evidências e do relatório final da comissão processante que apontam diversos cirmes de responsabilidade e irregularidades no exercício do mandato, ressaltados na imprensa e no antamento do impeachment.

Ao mesmo tempo, os vereadores do PT Léo da Costa e Gustavo Almansa insistiram em votar a favor da cassação, discorando da posição pessoal (e suspeita) adotada por David Almansa. Segundo relatos e documentos internos, David passou a pressionar e, em alguns casos, ameaçar verbalmente os vereadores, inclusive com menções à possibilidade de perda do mandato caso eles não seguissem sua orientação contrária à cassação, postura que, para muitos, contraria princípios democráticos e o alinhamento à base partidária “O David estranhamente resolveu se aliar ao Cristian, o que nos causou estranheza, pois o prefeito Cristian, nas eleições, humilhou o David espalhando inúmeras Fake News, até envolvendo o David com drogas como Talco Johnson. Além de todos os fatos narrados nas denúncias de impeachment“, falou um militando do PT de Cachoerinha, que não quis se identificar por medo de retalhação do violente ex-vereador David, uma vez que, segundo a fonte, o David se aliou a traficantes perigosos e procurados pela Polícia.

Diante da crise interna, o vereador Léo da Costa protocolou um ofício detalhando os fatos e as contradições políticas regionalmente observadas, solicitando à executiva estadual do PT/RS uima posição clara, de forma a garantir coerência política e a manutenção da integridade institucional do PT, em especial diante de um processo que tem sido interpretado por analistas inclusive do Judiciário como um debate político legítimo em curso na Câmara Municipal de Vereadores de Cachoerinha.

Em respontao pedido do vereador Léo da Costa, o PT estadual acolheu por UNANIMIDADE o pedido de Costa e emitiu orientação oficial. A resolução DETERMINA que a bancada de vereadores do partido em Cachoerinha vote pela cassação do prefeito Cristian e do seu vice. Essa orientação visa encerrar a prolongada crise política, institucional e moral que tem marcado o governo municipal nos últimos meses, restabelecendo a coerência política da oposição e a unidade partidária. O certo é que David foi enquadrado, viu?

A Mala não funcionou, viu?