Um ataque com explosivos nesta quinta-feira (20) fez com que duas bombas detonassem, explodindo três ônibus na cidade de Dan, em Israel. Outros três dispositivos foram desativados antes de explodirem, de acordo com a polícia. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Neanyahu, realizará uma reunião de segurança sobre o atentado. Os ônibus estavam estacionados e vazios, e não houve feridos.
“O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu tem recebido atualizações constantes de seu secretário militar sobre os incidentes com IEDs [Dispositivos Explosivos Improvisados, as bombas caseiras] na área de Dan (centro) e em breve realizará uma avaliação de segurança“, disse um comunicado divulgado por seu Gabinete.
De acordo com fontes do jornal israelense Haaretz, a polícia e a Agência de Segurança de Israel estão perseguindo vários suspeitos. Tzvika Brot, prefeito de Bat Yam, declarou em um vídeo que as explosões foram produzidas em dois ônibus em parques diferentes.
O comandante do distrito de Tel Aviv da polícia de Israel, Haim Sargrof, por sua vez, disse que os dispositivos explosivos continham temporizadores, muito parecidos com os usados na Cisjordânia ocupada. Após as detonações, o ministro israelense de Defesa, Israel Katz, ordenou que as operações militares na Cisjordânia fossem intensificadas.