Matéria da Folha de São Paulo publicada em 8 de novembro de 2003:
A deputada federal Maria do Rosário (PT), relatora da CPI mista da Exploração Sexual de Menores, flagrou, na madrugada de 31 de outubro, o próprio cunhado com outro homem e duas meninas, de 11 e 15 anos, em um carro na avenida Farrapos, reduto da prostituição em Porto Alegre, durante uma blitz.
O cunhado de Maria do Rosário, agora em processo de separação, alegou que estava dando carona para as garotas. Ontem, ela enviou carta ao secretário estadual José Otávio Germano (Justiça e Segurança) pedindo que o episódio seja investigado.
Maria do Rosário tem uma trajetória antiga na militância pelos direitos humanos. Já presidiu a comissão da área na Assembleia Legislativa gaúcha.
Na última quarta, membros da CPI reuniram-se para debater o assunto. Rosário chegou a cogitar a saída do cargo de relatora, mas os outros integrantes não aceitaram. (DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE)
Uma pergunta que não quer calar: O cunhado da Rosário foi punido? Bingo! Não!. Tudo foi abafado, viu? O então delegado Zucco fez a sua parte…
Vamos lembrar também a matéria publicada pela Revista Veja em 25 de junho de 2015:
Ex-marido de Maria do Rosário (PT) é preso com drogas está entre quatro presos pela Polícia Civil nessa manhã, em Viamão, em uma ação contra o tráfico de drogas.

Segundo a 3ª Delegacia de Polícia do município, César Augusto Batista dos Santos armazenava pedras de crack e cocaína prontas para venda. As drogas foram encontradas em uma casa de dois pavimentos, no bairro Santo Onofre, em nome dele. O “suspeito” informou a polícia que foi casado com a parlamentar no início dos anos 80.