Em meio ao caos e à crise do Morro dos Cavalos, ministro dos Transportes considera troca na concessionária para obras da BR-101

Ministro veio a Santa Catarina para cumprir um extensa agenda na inauguração do Ponto de Parada e Descanso [PAD].

A visita do ministro dos Transportes Renan Filho a Palhoça, na Grande Florianópolis, nesta última quinta (18/4) foi marcada por questionamentos em busca de uma alternativa à situação catastrófica do Morro dos Cavalos. O trecho da BR-101 ficou totalmente interditado entre sábado [13] e segunda [15] por conta de uma queda de barreira. Entre as alternativas viáveis, está um leilão, onde a empresa que tiver menos preço de pedágio poderpa assumir as obras na região. Com isso, há possibilidade de a Arteris Litoral Sul ter o seu contrato rompido em Santa Catarina.

O ministro explicou que após serem especificadas as obras a serem feitas, assim como o tempo de contrato e tamanho da tarifa, esses dados serão levados ao TCU [Tribunal de Contas da União] para serem aferido e, posteriormente, as condições que irão à leilão.

Não vamos levar essas condições contratuais à um leilão na Bolsa de Valores em São Paulo, para ninguém dizer “não, sob essas condições eu também aceitaria o contrato“. Levado a leilão aquele contrato, se uma outra empresa privada oferecer à sociedade maior vantajosidade com preços menores, a empresa que está aqui vai sair, vai receber o que le tem a receber, sai e entra o novo operador que ofereceu melhores condições à sociedade. Este é o modelo mais inovador que foi criado ao longo dos últinos anos no Brasil, explicou.