Há especialistas que acreditam que essas enchentes serão corriqueiras no Rio Grande do Sul. O desmatamento indiscriminado e a degradação dos cursos de água são também responsáveis por essas enchentes. Só querem soja e mais soja, né?
Atingido por duas inundações catastróficas no intervalo de apenas seis meses, depois de ter enfrentado quase três anos de seca inclemente, o Rio Grande do Sul virou o exemplo do que as mudanças climáticas podem fazer com eventos já considerados extremos, mas que vêm atingindo proporções cada vez piores em um mundo que não consegue conter o avanço da temperatura global, avaliam especialistas.
Nos últimos dias, o estado foi palco de uma confluência infeliz, explicam cientistas ouvidos pela Agência de Notícias Reuters. De um lado, um El Niño extremamente forte, com todos os oceanos mais quentes, não apenas o Pacífico, como é comum no fenômeno, e uma onda de calor no Sudeste e no Centro-Oeste, que aumentou a umidade no ar e favoreceu a chegada de um ar quente e úmido ao Sul do Brasil.
Do outro lado, vinda da Antártida, uma frente fria com chuva e vendaval, mas sem força para empurrar o ar quente. Junto a isso, com o El Niño, as frentes andam de leste para oeste, em vez de sul para norte, o que faz com que chova mais tempo em um só lugar, explica o pesquisador Marcelo Schneider, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O certo é que medidas terão que serem realizadas. Obras de contenção mais resistentes deverão serem construídas.
O desmatamento criminoso dos ultimos anos no cerrado e nas florestas para plantar [e plantar, e plantar] soja tem seu preço, viu? O desmatamento da floresta amazônica e suas queimadas também trazem um preço. A mão gananciosa do homem é responsável por essa mudança climática que causa essas enchentes terríveis.
Será que teremos o fenômeno das monções no Rio Grande do Sul?
Monções são um fenômeno atmosférico caracterizado pela mudança sazonal na direção dos ventos, chamados de monção ou ventos monçônicos, em determinada área. São típicas do Sul e do Sudeste Asiático, e acontecem em países como Índia, Paquistão, Vietnã, Laos e outros.