Apuração foi iniciada por ordem do presidente Donald Trump
O governo dos Estados Unidos, por orientação direta do presidente Trump, abriu oficialmente nesta terça-feira (15) uma investigação comercial contra o Brasil com base na Seção 301 da Lei de Comércio de 1974. A decisão foi comunicada pelo Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR), em documento assinado por Jamieson Greer, que chefia o órgão.
– Por orientação do presidente Trump, estou iniciando uma investigação com base na Seção 301 sobre os ataques do Brasil contra empresas americanas de mídia social, bem como outras práticas comerciais desleais que prejudicam empresas, trabalhadores, agricultores e inovadores tecnológicos dos EUA – afirmou Greer.
Segundo o representante, o órgão “tem documentado as práticas comerciais desleais do Brasil que restringem o acesso de exportadores americanos ao seu mercado há décadas”. A medida segue uma ordem que já constava na carta enviada por Trump ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na semana passada, quando o republicano anunciou a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.