Reunião reforça integração tecnológica entre as instituições e amplia o uso de soluções inovadoras nas prefeituras gaúchas
Em reunião virtual, a Famurs e o Ministério Público do Rio Grande do Sul avançaram, na tarde da última quarta-feira (05/11), em mais uma ação que integra o termo de cooperação firmado entre as instituições, com foco na inovação e no uso da inteligência artificial nas administrações municipais.
Pela Famurs, estiveram presentes a presidente e prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, e o consultor tributário Luiz Fernando Rodriguez Junior, contribuindo decisivamente também na área de inteligência artificial no serviço público. Ainda participaram do encontro pelo Ministério Público, de forma online, o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, e o subprocurador-geral de Justiça de Gestão Estratégica, João Cláudio Pizzato Sidou, e representantes da empresa Xertica Brasil, startup internacional com origem na Inglaterra especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras baseadas em inteligência artificial.
Durante a reunião, foi apresentada a atuação da Xertica, uma certificadora internacional que mantém convênio com o Ministério Público e que também colaboraria junto à Famurs, com o objetivo de integrar e modernizar os sistemas de gestão pública nos municípios.
O projeto busca permitir que os sistemas de compras e licitações municipais estejam conectados à soluções construídas com o apoio do MPRS e com integração tecnológica da Xertica, promovendo maior eficiência, transparência e agilidade nos processos de contratação pública. A iniciativa também contempla a atualização do Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB) através do uso de IA com imagens de satélites, bem como o acompanhamento dos impactos da Reforma Tributária sobre as administrações municipais.
A presidente Adriane Perin de Oliveira destacou a importância do avanço tecnológico como marca da atual gestão.
“Essa é uma ação histórica no sentido da inovação nos municípios. A Famurs está comprometida em aproximar as administrações municipais das novas tecnologias, para que possam atuar com mais eficiência e inteligência em benefício da população gaúcha”, afirma.
O consultor Luiz Fernando Rodriguez Junior reforçou que a iniciativa também contribui para o fortalecimento da gestão pública local.
“Integrar sistemas e aplicar inteligência artificial à rotina das prefeituras é um passo decisivo para modernizar processos e preparar os municípios para os reflexos da Reforma Tributária”, destaca. O incentivo ao uso de inteligência artificial e inovação é um dos eixos centrais da atual gestão da Famurs, alinhado ao Programa Estratégico Famurs 2025/2028, que tem como meta apoiar as prefeituras na transformação digital e na otimização da gestão pública.



