Famurs e regionais tratam de ampliação do licenciamento da suinocultura nos municípios gaúchos

Presidente Adriane esteve reunida em Rondinha com representantes da Amzop e da AMNG

A presidente da Famurs, Adriane Perin de Oliveira, também prefeita de Nonoai, esteve reunida com prefeitos no município de Rondinha, para tratar da ampliação da competência municipal para licenciamento as atividades de suinocultura. O encontro foi realizado com representantes das associações da Zona da Produção (Amzop) e do Norte Gaúcho (AMNG), e de associações de suinocultores.

Solicitado pelo prefeito Ezequiel Pasquetti, o encontro teve como objetivo discutir com a Famurs uma articulação com as entidades que compõe o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) para avançar na ampliação do porte de licenciamento. Conforme o prefeito, o tema é considerado estratégico para o desenvolvimento econômico regional e importante para garantir maior autonomia aos municípios na condução dos processos de licenciamento ambiental.

Em apoio aos municípios, a Famurs buscará consenso das demais entidades que integram o Consema – como Fiergs, e secretarias estaduais da Agricultura e Meio Ambiente. “A suinocultura é uma das principais forças da economia do interior do nosso estado, gera emprego, renda e desenvolvimento. Nosso papel é dar suporte institucional para que os municípios tenham condições de exercer suas competências com autonomia, responsabilidade ambiental e segurança jurídica. Essa é uma pauta legítima e necessária”, afirmou a presidente Adriane.

Também participaram da reunião o vice-prefeito de Rondinha, Paulo Clóvis Michielin; a assessora técnica de Meio Ambiente da Famurs, Marion Heinrich; o representante da JR Ambiental, Dario Gusatti; o vice-presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), Mauro Antonio Gobbi; e integrantes da equipe técnica municipal.