Diante da grave crise no campo e do impacto direto nas finanças municipais, a Famurs realizou uma gigantesca mobilização, na nesta segunda-feira (16/06), na sede da federação onde trataram sobre o endividamento dos produtores rurais e queda na arrecadação dos municípios.
Os prefeitos e prefeitas gaúchos estiverem em peso na sede da Famurs. Participou o governador Eduardo Leite, o senador Luiz Carlos Heinz (PP) os deputados federais Pedro Westhpalen (PP), Afonso Hamm (PP), Zucco (PL), Covatti Filho (PP), Alceu Moreira (MDB), Osmar Terra (MDB), Ubiratan Sanderson (PL), Marcelo Moraes (PL), Heitor Schuch (PSB), Giovani Cherini (PL), Lucas Redecker (PSDB), Pompeo de Mattos (PDT), secretários de Estado, o ministro do TCU, Augusto Nardes, líderes dos produtores rurais do Rio Grande do Sul.
A presidente da Famurs e prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, fez um discurso forte cobrando atitudes concretas do Governo Estadual e Federal para solucionar a crise no campo. No encontro ocorreu uma forte mobilização em prol dos agricultores e sobre o endividamento rural e queda na arrecadação dos municípios.
O setor agrícola gaúcho que foi seriamente atingido por secas, enchentes nos últimos três anos, necessita urgentemente de medidas mais amplas do Governo Estadual e principalmente do Governo Federal como renegociação e securitização das dívidas rurais.