Inauguração da obra “Gente Gaúcha”, do renomado artista Maick Sei Lá, será nesta sexta-feira (17), às 9h

A cidade de Porto Alegre ganha mais um mural para estampar o cinza. Nesta sexta (17), às 9h, o presidente da Famurs Marcelo Arruda, da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) inaugura o mural “Gente Gaúcha“, do renomado artista Maick Sei Lá. A cerimônia é aberta ao público.
A ideia da oba visa celebrar toda a diversidade do povo gaúcho “desta forma, homenagear as pessoas, os municípios, que são o motivo do trabalho da nossa entidade“, explica Vinicius Brito, que responde pela área técnica de Cultura e Economia Criativa da Famurs e assina a curadoria.
Maick, que segue nesta carreira há 25 anos, é o responsável por outros murais na cidade, como que enfeitam as paredes da Travessa Passarinho, próxima à Casa de Cultura Mario Quintana. Porém, ele garante: “com certeza é um dos maiores que já pintei na minha carreira“, diz o artista sobre o novo mural da Famurs, qu conta com oito metros de altura.
Na pintura, que utiliza tinta acrílica, é possível ver diversos rostos de diferentes etnias, tradições e culturas. São 11 pessoas com traços que demonstram a pluralidade dos gaúchos.

O mural pode remeter à obra de Tarsila Amaral, “Operários“, para Maick tal comparação é feliz. “Inicialmente não teve [inspiração], na produção do esboço e estudos, porém durante os sete dias de pintura, eu mesmo senti que podia haver uma referência legal e interessante que eu não havia percebido. Às vezes algumas inspirações estão lá dentro de nós em camadas mais profundas, e só percebemos durante a criação, durante o processo de execução da obra“, comenta.