Organização Meteorológica Mundial diz que evento climático atingirá o pico entre novembro de 2023 e janeiro de 2024
O evento climático El Niño, que já está em curso, deverá durar pelo menos até abril de 2024, influenciando os padrões climáticos e contribuindo para um novo aumento das temperaturas tanto em terra como no oceano, de acordo com a mais nova atualização da Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma agência da ONU.
Segundo a OMM, as temperaturas da superfície do mar e outros indicadores atmosféricos e oceânicos no Pacífico tropical em meados de outubro são consistentes com a ocorrência do El Niño.
O fenômeno desenvolveu-se rapidamente durante o período de julho a agosto, atingiu força moderada em setembro e provavelmente atingirá o pico como um evento forte entre novembro de 2023 e janeiro de 2024, segundo a organização. Há uma probabilidade de 90% de que ele persista durante o próximo inverno do Hemisfério Norte e verão do Hemisfério Sul.
Com base nos padrões históricos e nas previsões atuais de longo prazo, a previsão é que ele diminua gradualmente durante a próxima primavera boreal, segundo especialistas de todo o mundo.