Empresa forneceu explicações sobre as novas políticas para a AGU
A Meta já encerrou o serviço externo de checagem de fatos nas publicações feitas nos aplicativos Facebook e Instagram, mas a mudança aconteceu, por hora, apenas nos Estados Unidos. A informação consta nas respostas apresentadas pela empresa de Mark Zuckerberg para a Advocacia-Geral da União (AGU).
– Neste momento, essa mudança somente será aplicada nos Estados Unidos. Planejamos criar, testar e melhorar as Notas da Comunidade nos Estados Unidos antes de qualquer expansão para outros países – diz a explicação da empresa.
A notícia de que a Meta vai paralisar o trabalho feito por agências de checagem levou a AGU a enviar um pedido extrajudicial dando 72 horas para que a empresa respondesse alguns questionamentos sobre os impactos que a decisão poderão trazer.
O serviço de checagem foi iniciado em 2016 com parceria de especialistas de 115 países que apuravam as informações que circulavam nas redes e apontavam aos usuários se eram falsas ou verdadeiras, além de trazer também a contextualização.
A Meta também se pronunciou sobre a decisão de alterar as políticas de discurso de ódio, explicando que o objetivo é “simplificar o conteúdo da política de modo a permitir um debate mais amplo e conversas sobre temas que são parte de discussões em voga na sociedade”.