A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) retomou, na última semana, os encontros dos diferentes fóruns realizados mensalmente. O primeiro deles reuniu secretários de Saúde das cidades da região que voltaram a debater o programa Assistir, pauta unânime estabelecida no encontro de imersão entre os prefeitos realizado na semana passada em Santo Antônio da Patrulha.
“Hoje foi o primeiro passo, com o objetivo de fazer uma análise técnica tanto do Assistir, como o levantamento dos números, dos dados sobre o programa em cada localidade. Definimos a criação de duas áreas técnicas específicas para que, até março, tenhamos um relatório completo para entregar aos prefeitos associados. Só assim vamos conseguir fazer um debate com os governos estadual e federal sobre a realidade da Saúde em nossas cidades”, comenta o prefeito de Taquari, André Brito.
Previamente e possível identificar as dificuldades com os hospitais, que aumenta a cada dia na mesma proporção que cresce a demanda por serviços. “As filas cada vez ficam maiores e o financiamento é muito baixo, criando dificuldades, inclusive, de viabilidade econômica para a continuidade dos hospitais”, diz.
Também foi debatido um maior apoio ao Hospital Universitário de Canoas que atende mais de 150 municípios.