Nesta quarta-feira (12/06), em auditório lotado do Ministério Público Estadual do Rio Grande do Sul foi palco de um evento decisivo para o futuro da adoção e acolhimento de crianças e adolescentes no estado. A Frente Parlamentar em apoio à Adoção, presidida pelo deputado Delegado Zucco (Republicanos), organizou um encontro que marca um novo capítulo nas políticas de proteção à infância e juventude.
O encontro reuniu representantes de instituições públicas, especialistas em infância, autoridades do Judiciário e integrantes da sociedade civil. O grupo discutiu caminhos práticos e efetivos para melhorar o acolhimento de jovens institucionalizados e incentivar ações de apadrinhamento e adoção.
No importante evento os organizadores oficializaram a assinatura do Termo de Cooperação “Protegendo o Amanhã”, foi uma iniciativa pioneira no Brasil. O documento assegura prioridade para jovens acolhidos institucionalmente na seleção e convocação para o serviço militar no Rio Grande do Sul. A Assembleia Legislativa, o Comando Militar do Sul, o Ministério Público, o Governo do Estado, a Fundação de Proteção Especial, o Tribunal de Justiça e a OAB-RS firmaram parceria.
“O serviço militar pode transformar realidades, oferecer estrutura e abrir oportunidades para esses jovens“, afirmou o deputado Delegado Zucco, que lidera a Frente desde 2023.