Na manhã desta sexta-feira (12/7), o governador Eduardo Leite visitou a sede do Instituto Caldeira, no Quarto Distrito, em Porto Alegre. O local foi afetado gravemente durante pela cheia do Guaíba e agora passa por reformas para recuperar a estrutura. O prédio ficou quase um mês submerso, prejudicando 120 empresas que utilizam o espaço. As atividades estão sendo retomadas aos poucos no local, que se tornou um símbolo de fomento à nova economia no Estado.
O governador ressaltou que a retomada da instituição é mais um exemplo da força de reconstrução do RS. “O Instituto Caldeira é um dos locais icônicos de Porto Alegre, uma alavanca de desenvolvimento a partir da nova economia. Ver as atividades sendo retomadas com força e vibração neste espaço é uma injeção de ânimo neste momento. Ainda há muito a fazer e estaremos juntos. Já estamos discutindo projetos conjuntos na área de educação, para formar jovens na área da tecnologia e também de infraestrutura”, disse.
O governador foi recebido pelo presidente do conselho diretor e pelo diretor executivo da instituição, Marciano Testa e Pedro Valério, respectivamente, que apresentaram as ações em curso para a recuperação das estruturas danificadas. Com o recuo da água, começaram as obras para restaurar os ambientes e permitir que o instituto volte a funcionar plenamente.
Na área de educação, o instituto promove anualmente, em parceria com grandes empresas de tecnologia, o programa Geração Caldeira, focado na preparação de jovens de 16 a 24 anos de escolas públicas estaduais. Após passarem por qualificação técnica e socioemocional, os alunos são encaminhados para o mercado de trabalho.