Governo do RS alerta população para deixar áreas de risco

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), fez um alerta no último sábado (28/6) para que moradores de áreas de risco deixem suas casas e procurem abrigo. A previsão indica que pode chover, em algumas regiões, o volume esperado para um mês inteiro em apenas 12 horas.

A previsão aponta entre 100 mm e 130 mm de chuva em regiões da Serra e dos Vales, com risco de deslizamentos e transbordamento de rios como o Jacuí. O solo já está encharcado pelas chuvas dos últimos dias, por isso, Leite pediu que a população colabore e evite permanecer em encostas ou margens de rios.

Ao longo do dia, o governador visitou Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado, onde coordenou reuniões com autoridades locais. Disse que o foco das equipes é agir preventivamente e que o Estado está mais preparado desde a tragédia climática de maio de 2024.

A Defesa Civil informa que vários rios estão acima da cota de inundação, como o Uruguai, Ibicuí e Jacuí. O Guaíba segue em nível de alerta em Porto Alegre. O risco de enxurradas e alagamentos se mantém em diversas cidades.

Para gerenciar a crise, o governo criou um gabinete estratégico em Porto Alegre e cinco centros regionais em áreas mais vulneráveis. Esses núcleos vão monitorar a situação e coordenar ações de resposta imediata.