Hospital Universitário de Canoas (que agora funciona) orienta para a importância da doação de órgãos

Uma vida pode salvar oito vidas… A nova e competente direção deu um salto de qualidade na gestão hospitalar do Hospital… Não vai ter mais aqueles aventureiros que quase destruíram o HU…

Sempre é fundamental ressaltar a importância da doação de órgãos. Muitas pessoas não sabem, mas o HU é um nosocômio captadora de órgãos. Porém, existe uma série de detalhes que devem ser observados até que pacientes receptores possam ser beneficiados.

O HU trabalha em conjunto com a CIHDOTT, que é uma importante comissão multiprofissional da área de saúde, que tem a finalidade de organizar no âmbito da instituição, rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes e com a OPO1, Organização de Procura de Órgãos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Para que aconteça a doação, é necessário que ocorra a morte encefálica. A partir daí, o grupo da CIHDOTT, com membros médicos, enfermeiros, e psicólogos altamente capacitados para a abordagem, definem o encaminhamento da doação.

Confirmado todo o trâmite legal, a captação acontece dentro do próprio HU e é direcionada pelo OPO1 para onde irão as doações, tudo de acordo com o banco de pacientes cadastrados na OPO.

No ano de 2023 foram registrados oito mortes encefálicas no HU, com 100% de aproveitamento dos órgãos para doação. Em 2024 foi registrado um caso de morte encefálica, também com doação de todos os órgãos.

Como ser um doador: Para ser um doador, no Brasil, o essencial é ter uma conversa com a sua família demonstrando a sua vontade de ser um doador. No momento certo, eles tomarão a decisão, pois a doação só acontece após a autorização familiar.

Quais órgãos e tecidos podem ser doados? Coração, pulmões, fígado, pâncreas, intestino, rins, córnea, válvulas cardíacas, pele, ossos e tendões. Um único doador pode salvar ou melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas. A retirada dos órgãos é realizada em centro cirúrgico, como qualquer outra cirurgia.

Quantas vidas um doador único pode salvar? O indivíduo pode ser um potencial doador de órgãos e tecidos, que serão retirados e usados no transplante. Por isso, um único indivíduo pode ser um potencial doador de órgãos e tecidos, que são retirados e usados no transplante. Por isso, um único doador pode serlvar mais de oito vidas.