A Diretoria de Relações Internacionais (RI) da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) é o setor responsável por oferecer aos alunos a oportunidade de realizar intercâmbio para 51 instituições conveniadas em 20 países. É por meio desse programa que o estudante colombiano Santiago Rivera chegou ao campus Canoas para iniciar um estágio de dois meses no Hospital Veterinário.
Santiago está no oitavo semestre de Microbiologia na Universidad Colegio Mayor de Cundinamarca. A graduação equivale a nossa Biomedicina, no entanto, na Colômbia, o curso possui diferentes ênfases e a escolhida pelo estudante foi a Medicina Veterinária.
“Quero aprender muito sobre o campo veterinário. Na Colômbia, descobri que eu gosto muito dessa área. Eu gosto muito dos animais, inclusive dos grandes animais, como vacas e cavalos. Quero aprender muito sobre as enfermidades veterinárias, levar esse conhecimento para a Colômbia e para minha vida profissional”, ressalta Santiago.
Troca de experiências
Conforme o diretor de Relações Internacionais, professor Antônio Costa, esse tipo de experiência é muito rica. “Também é uma excelente oportunidade para os nossos alunos. Eles poderão se relacionar com um aluno de outro país que estuda assuntos em comum. É o que permite aprender, ter diferentes visões sobre o mesmo ponto. Isso qualifica a formação de todos os nossos estudantes“, destaca.
Para o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Jean Soares, a experiência é positiva para ambos os lados. “Ver a motivação do estudante em sair do seu país, sair da zona de conforto para buscar novos aprendizados é motivador. Essas trocas e conexões são fundamentais. Além disso, motiva os nossos alunos a também fazer intercâmbios“, ressalta Soares.
Novas experiências, grandes expectativas
Em seu primeiro dia conhecendo a Ulbra, Santiago pode visitar o Hospital Veterinário e conhecer mais sobre como funciona o atendimento ao público, os consultórios e as aulas práticas. O Laboratório de Patologia Clínica é o local onde o intercambista vai estagiar nos próximos dois meses.
“A maior expectativa é que ele se sinta acolhido, que ele consiga experienciar, vivenciar e aprender bastante conosco. E, da mesma forma, nós com ele. É uma troca importante“, enfatiza a médica veterinária do Hospital Veterinário da Ulbra que vai acompanhar o intercambista no estágio, Letícia da Silva.
Santiago está pronto para conhecer as pessoas e a cultura do Brasil. “Estou muito emocionado de estar aqui na Ulbra. É uma Universidade muito bonita, grande e organizada. Tem pessoas muito amáveis aqui. Estou muito agradecido por isso. Tenho grandes expectativas“.
O programa de mobilidade acadêmica oferece vagas para cursos em várias áreas do conhecimento, permitindo que os alunos aprimorem suas habilidades acadêmicas, aprendam um novo idioma e vivenciem uma nova cultura.
Para saber mais sobre como funciona o intercâmbio e quais países e universidades são conveniadas da Ulbra, acesse aqui.