HU (Hospital Universitário de Canoas) adota inteligência artificial para agilizar atendimento de infartos

O hospital universitário de Canoas, em parceria com o projeto Sprint, inicia um projeto de boas prática no manejo do paciente com Infarto agudo do miocárdio.

O objetivo do projeto é desenvolver e melhorar a rede de atendimento ao paciente com IAM (Infarto agudo do miocárdio) promovendo o diagnóstico rápido e a escolha adequada da estratégia de tratamento, minimizando os atrasos com foco em redução da mortalidade por essa doença.

Através de um aplicativo, os médicos cardiologistas do HU conseguem orientar médicos de outros municípios como proceder no atendimento primário aos pacientes que dão baixa com sintomas de infarto. O diagnóstico rápido acelera a escolha pela melhor medicação e sobre a escolha de uma possível transferência para outra unidade de saúde. Para tanto, é feita a articulação dos recursos e das práticas orientadas por diretrizes clínicas, para a condução oportuna, ágil e simplificada aos usuários de saúde.

O projeto, em um primeiro momento, foi iniciado por três municípios: Esteio, Montenegro e Sapucaia do Sul. São estabelecidos fluxos de atendimento e capacitação da equipes multidisciplinares, visando o aprimoramento contínuo.

As doenças cardiovasculares são responsáveis por 33% das mortes no mundo. No Brasil são 376 mil mortes anualmente, sendo uma a cada 90 segundos. Daí a importância do desenvolvimentos de linhas de cuidados, desde a entrada do paciente no serviço de saúde a recuperação pós alta.