IMPLANTAÇÃO DA GLO [GARANTIA DE LEI E DA ORDEM] NO RIO GRANDE DO SUL É SÓ UMA QUESTÃO TEMPO…

GLO não é mais uma necessidade… É o que temos!

O Ministro de Estado da Defesa José Múcio cogitou ontem, 09/5, a possibilidade do Governo Federal decretar, com base no art. 142 da Constituição Federal – GLO [Garantia de Lei e da Ordem] no Rio Grande do Sul em razão da calamidade pública reconhecida pelo Governo Federal.

A Marinha, Exército e Aeronáutica já atuam ostensivamente no solo gaúcho socorrendo milhares de gaúchos que foram atingidos pela terrível enchente. A Segurança Pública do RS mesmo recebendo o importantíssimo apoio da PF [Polícia Federal], PRF [Polícia Rodoviária Federal] e da Força Nacional de Segurança, mostra fragilidade diante do caos. A criminalidade toma proporções inimagináveis. Condenados são liberados do cárcere pela Justiça sob a alegação de que as instalações do sistema carcerário gaúcho entraram em colapso.

O Governador Eduardo Leite precisa urgentemente colocar as “sandálias da humildade.” O governador tem que parar de falar bonito e reconhecer a fragilidade que a população desabrigada enfrenta na área da Segurança Pública. Concordar ou solicitar o decreto da GLO não coloca a democracia em risco. Pelo contrário, demonstra visão e responsabilidade para aqueles que precisam de acolhimento, segurança e esperança. Milhares de gaúchos perderam tudo, inclusive, parentes.